Isabel Alçada, ex-ministra da Educação, participa num encontro de Voluntários da Leitura na EPADRV


Stacks Image 192
Cerca de 40 elementos das redes locais de bibliotecas de região de Aveiro reuniram-se na EPADRV para o I Encontro de Voluntários da Leitura que teve como convidada especial a Ministra da Educação do segundo governo de José Sócrates, Isabel Alçada.

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV) foi o local escolhido para o encontro de 4 dezenas de membros do projeto Voluntários da Leitura dos concelhos de Mira, Vagos, Ílhavo, Aveiro, Murtosa e Ovar que teve lugar no auditório e Polo de Restauração desta escola profissional na manhã e tarde do dia 10 de julho.
Este encontro foi organizado pelo coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, José Saro, e contou com a presença de Isabel Alçada, fundadora e coordenadora do projeto.
Em declarações ao Diário de Aveiro, a ex-ministra da Educação explicou que “ a ideia central do projeto é envolver os cidadãos em geral na promoção da leitura, apoiando os profissionais. Qualquer cidadão, desde que tenha competências mínimas de leitura e queira partilhar o seu prazer de ler com os outros, pode aceder a uma plataforma online para se inscrever”.
Acrescentou, em seguida, que “a sociedade portuguesa não estava habituada a voluntariado na área da cultura e da educação, e neste aspecto é um projeto inovador”.
A sessão da manhã começou com uma alocução de boas vindas proferida pelo Diretor da EPADRV, Fernando Santos, a que se seguiu uma palestra conduzida por Isabel Alçada, ela própria também voluntária da leitura, traçando as linhas essenciais da missão e objetivos do voluntariado da leitura e fazendo um ponto da situação quanto ao número de instituições e voluntários que aderiram ao projeto. Aproveitou também para dar a conhecer vários estudos nacionais e internacionais que, segundo ela, provam uma evolução muita positiva na última década nos níveis de literacia dos nossos alunos e que resultam de estratégias educativas e de projetos em torno da leitura, como o PNL e a Rede de Bibliotecas Escolares, cujos resultados são comprovados por estes estudos.

Voluntários da Leitura partilham experiências


Após a intervenção de Isabel Alçada, voluntários enquadrados nas bibliotecas escolares dos concelhos de Aveiro, Vagos, Esgueira e Mira partilharam as suas experiências e estratégias de animação da leitura, essencialmente direcionados para alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclo do ensino básico, mostrando que não há limites para a criatividade e inovação quando se fala de leitura. Estes momentos de troca de experiências serviu para reforçar o compromisso de envolvimento cada vez mais ativo e inovador neste projeto e serviu também de inspiração para outras estratégias de interacão com crianças e adolescentes em torno dos livros, da ilustração e da leitura.
No final da intervenção dos vários voluntários que quiseram partilhar as suas vivências, a drª Isabel Alçada confessou a sua grande satisfação pela variedade de estratégias de leitura que foram apresentadas e a enorme capacidade inventiva dos voluntários.

Ex-ministra aproveita para conhecer melhor a EPADRV


Fernando Santos , Diretor da EPADRV, aproveitou a presença de Isabel Alçada para conduzir uma visita guiada à escola, servindo ele próprio de guia. A ex-ministra manifestou a sua agradável surpresa pelo conjunto de valências de qualidade que a escola dispõe para proporcionar uma formação verdadeiramente profissionalizante e por ter sido informada da cooperação que existe entre a EPADRV e outras instituições locais, nacionais e internacionais. Durante o périplo pela escola, Isabel Alçada teve oportunidade de visitar o Polo de Bovinos Leiteiros, Parque Pedagógico, Polo Tecnológico, Polo de Formação Equestre, Biblioteca Escolar, terminando a visita no Polo de Restauração, onde decorreu o almoço convívio, confecionado e servido pelos técnicos e alunos estagiários do curso de Restauração desta escola. Durante o almoço o Diretor da EPADRV e Isabel Alçada trocaram impressões e opiniões sobre os últimos desenvolvimentos na área da educação e sobretudo sobre os problemas atuais do ensino profissional.